Dúvidas? Críticas? Sugestões? Envio de material? lilikaforever@gmail.com

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Satiné

Esta técnica é bem simples.
O que temos que conseguir é que a peça fique tão bem lixada que ao passarmos as mãos vamos sentir como um cetim mesmo.

De preferência por caixa de pinus ou eucalipto. No caso do MDF, ele não tem “veios” ou desenhos na madeira e estes são essenciais para que fique bonito. Compre a caixa a mais lisa possível. De uma lixada com uma lixa bem fininha para igualar. Depois de um fundo branco bem ralinho com o rolinho. Deixe secar. De uma segunda mão em uma cor de tinta. Por ex: o amarelo deixe secar e depois uma terceira mão também com o rolinho de mostarda ou cor de tijolo. Escolhi estas cores por serem em tonalidades que combinam.

Espere secar e vai preparando a tampa. Faça a tampa com guardanapo em tons que combinem com estes usados na caixa. Pinte o contorno da tampa da caixa com uma das cores usadas. Deixe a tampa pronta, passe o verniz acrílico sobre ela e em volta aonde pintou. A caixa secou, pegue uma lixa fina e comece a lixar sempre em um único sentido, buscando encontrar os veios da madeira, ou seja, tentar enxergar os desenhos naturais da madeira à medida que as tintas vão sendo “tiradas”. Esse processo tem que ser devagar com a mão leve para não chegar à madeira. Quando as cores forem aparecendo, a amarela por baixo e a branca ou beije que serve para fundo também (pode se usar três cores diferentes) fica lindo!

Bom quando as cores forem aparecendo, você vai ter a impressão que elas entraram pelos veios da madeira. A caixa ficará bem lisinha parecendo mesmo um cetim e as cores aparecendo todas elas em lugares variados da caixa à maneira em que vc tira mais ou menos uma cor.

Depois, tire todo o pó e encere com cera em pasta branca deixe secar e depois de o brilho ou passe o verniz acrílico (liquibrilho) ou outro parecido.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Regras para comentar!
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Não faça propaganda de outros blogs ou sites;
- O espaço dos comentários NÃO é lugar para pedir parceria;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos.
Siga as regras e deixe um comentário, dividindo conhecimento!

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões da autora do blog.

Os mais comentados

Widget UsuárioCompulsivo
Powered By Blogger

Dissemine idéias, construa o futuro!

Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar
Dineromail, para enviar y recibir dinero via e-mail
Compare Produtos, Lojas e Preços

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO