Dúvidas? Críticas? Sugestões? Envio de material? lilikaforever@gmail.com

sábado, 3 de janeiro de 2009

Decape-rústico ou decapé de demolição

Prepare a peça lixando e dando um fundo branco. Escolha duas cores contrastantes. Aconselho fazer da primeira vez uma caixa nas cores, marrom e beije. Pinte a caixa toda com rolinho. Primeiro com a tinta marrom. 

Deixe secar e pegue um pano (corte pedaços de tecido velho, camiseta ou pano de chão) use para passar cera em pasta. Só serve em pasta. Eu uso a Inglesa, a da lata azul. Passe nas beiradas da caixa, no contorno, mais ou menos uns dois centímetros da borda. Passe também em alguns lugares no centro e ou lateral da caixa. Tem que passar bem, uma quantidade generosa da cera para na hora de descascar a tinta que vai por cima sair fácil. Das primeiras vezes, passe na caixa inteira até aprender.

Entre agora com a tinta beije. Passe com o rolinho uma camada e deixe secar. Dê uma segunda mão ou até terceira para o fundo marrom desaparecer por completo. Atenção! Nos lugares que tem a cera, a textura vai ficar um pouco diferente. Espere secar. Com um caco de vidro, mais grosso. Eu pedi na vidraçaria para cortar uns bem grossos. Eles nem cobraram, pois era retalho mais ou menos 6 x 6 , 7x 8 um tamanho fácil de pegar. Com esse caco de vidro, raspe a tinta nos locais aonde colocou a cera. Passou-se na caixa toda, escolha alguns lugares para raspar. Eu prefiro nas beiradas para dar a impressão que descascou com o tempo. O marrom vai aparecendo por baixo. Esses descascados não ficam uniformes. Pode descascar nos dois sentidos. Terminado essa parte, passe cera inglesa misturada com betume. Para não ficar muito escuro o envelhecimento, coloque na cera pouco de betume. Em um copo de cera, uma colher de sobremesa rasinha de betume (misture bem) vá passando e tirando ao mesmo tempo. Deixe uns lugares manchados. 

Espere secar e de brilho com escova de engraxar sapatos. A tampa da caixa pode se feita da mesma maneira e acrescentar antes de encerar, uma técnica que enfeita a caixa e fica lindo.

Decoupage em latas


Para fazer decoupage em latas têm que se arranhar elas primeiro com uma lixa bem grossa. Arranhe em movimentos circulares. Para lata, prepare o fundo com zarcão para não enferrujar e se for de alumínio já de o branco direto primeiro. Depois do zarcão pinte com várias mãos de branco para sumir a cor do zarcão. Umas três mãos de tinta. Use também a tinta de parede acrílica para essa finalidade. Fica a mesma coisa que a tinta para artesanato, mas muito mais em conta. Pode se usar o “primer” para o preparo é como se fosse um zarcão, porém branco!

Depois de preparado o fundo, proceda com a colagem do guardanapo da mesma forma que nas caixas. Passe o plástico por cima, espere secar. Para completar entre com a tinta da mesma forma. Se preferir usar recortes de guardanapo, cole e depois complete, chamuscando a tinta entre as figuras.

Use o tom que combinar mais com o guardanapo. Depois passe o verniz acrílico deixe secar e vem com duas mãos de verniz marítimo (pode ser o semi fosco ou o fosco) o brilhante fica muito exagerado o brilho. Proceda da mesma forma com as tampas das latas ou pinte-as da cor que predomina a lata.

DICA: Quando compro galão de tinta, principalmente a branca e beije que compro prontas que são as que mais usamos, eu esvazio a lata NA HORA, que abro, coloco a tinta em vidros e lavo a lata imediatamente. Ela fica limpinha por dentro porque não dá tempo da tinta secar e grudar nela. Faço decoupage nelas: Latas com guardanapo de café, para guardar o café, motivos de chocolate para guarda tody ou Nescau, motivos de cozinha para farinhas e biscoitos. Só usar a imaginação. Fica lindo para cozinhas de fazenda ou casa de campo. Olhem no álbum de fotos ou na “arte manhas”.

Recorte as sobras de guardanapos de frutinhas par fazer as latas para colocar comida de passarinho, alpiste, ração, etc.

Dicas importantes:
  • Quando faltar o guardanapo, ou seja, ele ficar menor que a caixa, preencha com uma tinta próxima da cor. Para preencher, antes passe o verniz à base de água espere secar e lixe com uma lixa bem fininha as bordas do guardanapo par ele “entrar” na madeira. Depois vem com um pincel redondo. Tem uns bons pequenos redondinhos arrepiados! Eles são ótimos para introduzir a tinta. Vá chamuscando em volta e dê uma entradinha no guardanapo para “misturar com o contorno e vai parecer pintura mesmo. Depois de seco, passe uma mão de verniz a prova de água ou termolina. 
  • Use para fazer acabamentos contornados caixas ou beiradas de tampas de caixa. Goma laca com purpurina dourada. Misture aos poucos porque a goma laca seca rápido. Use sempre pincel quadrado para não escorrer!
  • Para seus pincéis durarem mais, lave-os com um detergente e uma vez por semana coloque para ferver em água com confort ou condicionador de cabelo. Deixe de molho de um dia para o outro e seque-os.
  • Pincel que usou para goma laca ou verniz geral ou verniz para navio, limpe com tiner e secar.
  • Nunca use pincel molhado para passar o verniz, pois ele cria uma crosta branca.
  • Para a decoupage em pratos, se o guardanapo ficar transparente, depois da primeira mão do verniz marítimo, pinte o fundo com mistura de goma laca com purpurina dourada ou prata e depois de mais duas mãos de verniz.

Decoupage em alto relevo

Essa fica muito boa para fazer em caixas de bijuteria, maquiagem, caixas para banheiros.
Preparar a caixa, lixar, passar o fundo branco. Pintura por dentro opcional. Prefiro fazer acabamento com verniz acrílico e fazer só o contorno da caixa com tinta da mesma que pintar de fora.
Obs: Se a caixa for ficar em lugar úmido assim como qualquer peça para área externa, cozinha ou banheiro, passar por baixo (fundo) dois mãos de verniz marítimo, transparente. Uso para passar nas casinhas de passarinho também.
    
A Massa para uma caixa média tamanho 20 x 30 ou 25x 35 mais ou menos:     
  • Colocar em uma vasilha plástica (uso os potes vazios de sorvete) umas 20 folhas de fundo de guardanapo (Guarde a parte que vc tira descascando os guardanapos para isso ou use papel higiênico picado. Pique tudo e misture seis colheres de sopa de cola cascorez ou tenaz (cola branca) e três colheres de sopa de massa acrílica de parede. Misture bem até ficar uma massa homogênea, mas que não fique tão mole que escorra. Se ficar aumente a quantidade de papel.   
  • Coloque sobre a caixa com o auxilio de uma colher e vá moldando uns lados mais altos outros mais baixos ondulando. Não deixe “furos” ou entrada fundas para o guardanapo não ficar em falso e com ar por baixo. Espere secar. Se tiver sol, em 2 horas mais ou menos seca, se for dia úmido tem que esperar de um dia para o outro. Depois de seca, observe se não ficou “colorido” com alguma mancha do fundo do guardanapo. Se ficar, passe uma mão de tinta branca e espere secar. (use o secador de cabelo).
 Escolha o guardanapo e use para pintar a caixa, uma cor predominante no guardanapo. Como a tampa da caixa vai fixar muito trabalhada, não use nenhuma outra técnica para pintar a parte de baixo da caixa, pois fica muita informação. Passe duas mãos de tinta de preferência com rolinho para não escorrer tinta. E economiza também. Espere secar lixe com uma lixa dagua bem fininha e faça o acabamento com o verniz acrílico (tipo liquibrilho).
    
Cole o guardanapo com esse mesmo verniz. Preencha todas as entranhas do relevo. Com o auxilio de um saquinho plástico embolado ou com uma bucha dentro, vá apertando de leve para o guardanapo ir entrando nos “movimentos” da massa. Espere secar, de duas mãos de verniz o mesmo se preferir que fique fosco, ou semi fosco, se preferir brilhante, passe uma mão deste mesmo a base de água e depois de seco passe uma mão de verniz geral ou o coralar transparente que faz o mesmo efeito e fica muito barato. Espere secar de um dia para o outro. 
Obs: Para tirar as sobras do guardanapo, depois de seco, antes do verniz, lixe de dentro para fora de cima para baixo para não rasgar.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Pintura em madeira: craquelê e decoupage

 
A pintura sempre foi a grande paixão da peruana Raquel Rojas de Yamassaki. Mas foi há três anos, quando veio do Japão para morar em Registro, no Vale do Ribeira – região sul de São Paulo – que Raquel resolveu aprimorar o seu dom. Em 2003, ela fez cursos de estamparia country em madeira e agora, além de comercializar suas peças, também ensina a técnica em sua casa.
Nesta edição, Raquel revela o passo a passo de duas técnicas: découpage, a arte de revestir com gravuras, e craquelê, que confere um estilo mais barroco às peças de madeira. As técnicas podem ser utilizadas inclusive em móveis de madeira. Aqui, Raquel ensina a fazer uma caixinha que pode servir de porta-jóias.
Materiais:

• Caixinha de madeira lixada com tampa
• Tinta látex nas cores laranja, vermelha, branca e pérola
• Verniz craquelê
• Termolina leitosa
• Verniz fosco
• Pincel de cerda reta
• Pincel chanfrado
• Guardanapo estampado com flores
Passo-a-passo:
 
1- O primeiro passo é pintar a parte externa da caixa e da tampa com tinta látex branca. Depois de estarem bem secas, as peças devem receber outra camada de tinta branca. A parte interna deve ser pintada com uma mão de tinta cor pérola.
2- Após esperar secar novamente a caixa, você vai passar duas mãos de tinta laranja na parte externa. Já a tampa receberá duas camadas de vermelho.
 
3- Agora você vai passar uma camada generosa de verniz craquelê somente na tampa, sobre a tinta vermelha já seca. O verniz demora de 40 minutos a 1 hora para secar. Você pode diminuir esse tempo com a ajuda de um secador.
4- Para dar o efeito de rachaduras na tampa – o efeito craquelê –, basta passar uma camada de tinta laranja sobre o verniz. As pinceladas devem ser em forma de “X”, para que o efeito seja uniforme. Assim que a tinta laranja for secando, o efeito craquelê começará a surgir.
 
5- Enquanto a tinta laranja seca, recorte as figuras de flores do guardanapo, com cuidado. Note que o guardanapo possui três camadas bem finas de papel. Você irá retirar as duas camadas de baixo e usar apenas a camada estampada.
6- Agora começa o découpage. Pegue a figura recortada e coloque-a sobre a tampa. Para “colar” a figura na caixa, você irá passar a termolina leitosa com o pincel, com movimentos partindo do centro do desenho para fora. Passe a termolina com muito cuidado, para não rasgar a figura. O mesmo pode ser feito nas bordas da caixa, usando outras figuras.
 
7- Para fazer o efeito sombreado ao redor da figura (flor), você vai usar um pincel chanfrado. Misture um pouquinho de tinta vermelha e laranja com algumas gotas de água. O pincel também deve estar levemente molhado (com água). Com a ponta maior, molhe o pincel na tinta e passe-o ao redor da figura.
8- Por último, passe uma camada de verniz fosco sobre toda a caixa e a tampa, inclusive nas partes internas. Deixe secar e pronto, sua caixa já pode ser utilizada para guardar jóias.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Novo parceiro! Emprego Virtual!

Artesãos e artesãs!

Fechamos mais uma parceria, dessa vez com um blog mais do que bacana sobre empregos! Isso mesmo, empregos!

O blog Emprego Virtual, do meu querido amigo Empregador, é um local onde todos vocês podem ler dicas sobre mercado de trabalho, emprego, finanças e muito mais. Além disso, o Empregador indica sites de emprego, dicas para comportamento, livros da área e uma penca de coisas legais.

Eu mesma leio toda semana, para me informar melhor!

Esse ano de 2009, com essa parceria bacana, vamos dividir conhecimento com ele e postamos, juntos, artigos sobre como montar seu ponto de vendas para artesanato, comércio, design, economia e finanças no artensanato, dicas de empreendedores de sucesso e muito mais, TUDO dentro do artesanato, para ajudar quem quiser montar seu próprio negócio de artesanato!

Beijos a todos! Beijo ao meu amigo Empregador!

Pulseira feita com folha de revista

 
Material:
 
5 folhas de revista
40 bolinhas de plástico tamanho 6
2 metros de fio de silicone 0,35 mm
Um tubo de carga de caneta esferográfica
Cola
Tesoura
Estilete
Verniz brilhante

Passo a passo:

1 - Pegue uma folha de uma revista e dobre-a ao meio;
2 - Dobre a folha mas duas vezes;
3 - Faça um corte começando na metade da altura da folha, no lado oposto ao da dobra e finalizando na dobra na parte de cima
da folha;
4 - Desdobre a folha e corte em 4 partes;
5 - Pegue uma das partes e com o tubo da carga de caneta enrole o papel começando da base e finalizando na ponta do papel;
6 - Passe cola na ponta antes de terminar de enrolar o canudinho de papel;
7 - Retire com cuidado o canudo do tubo da carga de caneta;
8 - Faça 17 canudinhos de papel;
9 - Pegue um canudinho e passe o fio de silicone por dentro. O canudinho deve ficar no meio do fio;
10 - Coloque duas bolinhas, uma em cada lado do fio, de forma que o canudinho fique com uma bolinha da cada lado;
11 - Coloque outro canudinho por uma das extremidades do fio;
12 - Passe a outra extremidade do fio no lado oposto do canudinho;
13 - Repita o passo 10 com as bolinhas e o 12 com o canudinho alternando entre um e outro até terminar os 17 canudinhos;
14 - No último canudinho passe apenas uma das extremidades do fio pelo canudinho, emende os fios com um nó e corte os
excessos de fio;
15 - Depois de pronta a pulseira aplique uma camada de verniz brilhante.

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Massa de papel 2

Material:
 
- meio balde de jornal picado
- 01 colher (sopa) de água sanitária ou cloro
- 03 colheres (sopa) de farinha de trigo (ou mais)
- 03 colheres (sopa) de cola branca
- 01 balde, 01 bacia e 01 peneira
- 01 liqüidificador

Passo-a-passo:

 
1- Pique o jornal bem miudinho e coloque num balde com água.
2- Junte a água sanitária e deixe de molho por 24 horas, para amolecer.
3- Encha um liqüidificador com 3 partes de água e uma parte do papel amolecido. Bata por 10 segundos e desligue. Espere 1 minuto e bata novamente por mais 10 segundos.
4- Despeje tudo numa peneira e esprema até sair todo o excesso de água.
5- Esfarele a papa e espalhe numa bacia.
6- Repita os itens anteriores até obter a necessária quantidade de papa de papel.
7- Junte a farinha de trigo aos poucos.
8- Junte a cola e mexa com as mãos até ficar uma massa homogênea
9- Modele o que quiser e deixe secar na sombra, em cima de um plástico.
10- Depois que o objeto secar pinte com guache.

Puff de garrafas pet




Material:

•    16 garrafas pet
•    2 rolos de fita durex larga
•    1 folha de papelão grosso
•    1 lata de cola de sapateiro
•    1/2 metro de espuma com 5 cm de espessura
•    1 metro de curvim

Passo-a-passo:

•    1º Passo: Procure a marca superior da garrafa pet, ao longo de seu contorno, e corte neste local. Encaixe a tampa da garrafa no fundo, de cabeça para baixo. Faça isso em todos os recipientes.
•    2º Passo: Logo após, reúna pares de garrafas e passe a fita durex nas extremidades até ficar bem firme.
•    3º Passo: Depois de reunir os pares, faça o mesmo com quatro garrafas. Passe a fita durex até firmar todo o grupo.
•    4º Passo: Agora, você fará o mesmo, mas reunindo os blocos de quatro garrafas em um único bloco, fazendo o formato quadrado do puf.
•    5º Passo: Corte a espuma e o papelão do tamanho do puf. Forre a parte de cima do com a espuma e cole o papelão. Costure o curvim nas mesmas medidas do puf e encape. Pronto!

Reciclagem em cd

 
Material:

- 01 cd; biscut na cor branca; cola branca
- pó de mármore (pó de pedra); lápis preto escolar
- tinta relevo nas cores: verde, vermelho, branca, preto
-tinta acrilíca decorativa gato preto nas cores: cerâmica, azul mar, amarelo gema,
- pincel Condor nº 0 série 408, nº 6 série 421, nº 8 série 421
- tanquinho para lavar o pincel da condor; cola quente
- papel toalha para limpar o pincel
- pedrinhas de aquario colorida
- fita de 0,5 cm de largura por 8 cm de comprimento

Passo-a-passo:

1- Tampar o furo do cd com o biscuit
2- Colar o pó de marmore com cola branca e deixar secar
3- Riscar o desenho com lápis escolar
4- Contornar o desenho com a tinta relevo e deixar secar
5- Pintar o desenho
6- Colar as pedrinhas com cola branca e deixar secar
7- Colar a fitinha com cola quente atrás do cd para poder pendurar

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Borboleta


Materiais:

- Massa para biscuit tingida com tinta Gato Preto nas cores: carne claro e alaranjado cromo + branco de titânio
- Vaso de cerâmica com 5,0 cm de altura e 4,0 cm de diâmetro
- Bolinha de isopor tamanho 30 e 35
- Tip para bijouteria
- Tinta acrílica decorativa Gato Preto nas cores: laranja escuro + branco
- Pincel Condor 424 nº16 - Pinta bolinha
- Tinta plástica Gato Preto nas cores: preto, vermelho escuro e branco
- Molinha para biscuit
- Fio de nylon transparente
- Rolo para abrir massa de biscuit
- Cortador de círculo de 2,0 cm
- Boleador nº 6
- Cola branca rotulo azul e cinza
- Alicate de corte
- Pincel condor 408 nº 0
- Palito de dente

Modo de preparo:

1- Misture as tintas acrílica decorativa Gato Preto laranja escuro com o branco e aplique com o pincel condor 424 nº 16 duas demãos. Aguarde 10 minutos de secagem entre as demãos.
2- Com o pinta bolinha e a tinta plástica preta faça várias bolinhas no vaso e reserve.
3- Com a massa de biscuit tingida com a tinta óleo alaranjado cromo e branco de titânio, forre as bolinhas 30 e 35. A 30 será usada para a cabecinha e a 35 para o corpinho. Aplique cola branca na boca do vaso e cole a bolinha 35 já encapada. Na outra extremidade do vaso aplique cola e cole a bolinha 30 também já encapada.
4- Com a mesma massa faça duas bolinhas uma maior e outra menor. Cole para fazer o rabinho, cole a maior, pressione com o boleador, cole a menor, pressione com o boleador, faça uma coxinha e cole finalizando o rabinho.
5- Cole um tip de bijuteria na cabeça e outro na bolinha do corpinho.
6- Faça duas mini bolinhas e cole na cabeça para compor as antenas. Corte duas vezes, cerca de 2,5 cm de molinha para biscuit e rosquei na bolinha. Faça outras duas bolinhas e cole na ponta da molinha formando as antenas.
7- Abra a massa tingida com a tinta a óleo cor de carne clara numa espessura de 2 mm e corte com o cortador de 2 cm. Cole na cabeça para formar o rostinho.
8- Com o pinta bolinhas nº 6 e a tinta plástica branca, carimbe duas bolinhas para os olhinhos, aguarde a secagem e com o pinta bolinhas nº 5 carimbe em cima duas bolinhas pretas para as pupilas, aguarde a secagem. Com o pinta bolinha nº 1 e a tinta branca carimbe a luz.
9- Para a boca, com o pinta bolinha nº 4 carimbe uma bolinha preta aguarde a secagem e com o pinta nº 1 e a tinta plástica vermelha carimbe outra bolinha em cima da preta.Para as asas faça duas coxinhas grandes com a massa alaranjada e achate. Faça mais duas menores e achate. Junte uma grande e uma menor para o lado direito e cole no vaso. Faça o mesmo processo para a asa esquerda.Com o pincel condor 408 nº 0 e a tinta plastica preta aguada faça os cílios e as sobrancelhas.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Conjunto para banheiro - Dégradé de gérberas


Materiais:

Alicate / Arame 18 galvanizado
Boleadores / Buril
Cola para biscuit Anna Modugno
Conj. de louça para banheiros
Cortad. de Gérberas
Cortad. de margarida folha
Cortador de mini crisântemo
Farinha de mandioca amarela
Fio de linha carretel branca
Massa de biscuit natural / Palitos de dente

Pincéis condor: 456/2 - 456/8 - 475/10
Recipiente plástico / Rolo liso / Sisal
Solvente inodoro / Tesoura
Frisador universal / Furador / Pedaço de tule

Tinta óleo nas cores:

rosa escuro, amarelo cádmio claro, verde inglês, verde vessiê, Terra de siena queimada e alaranjado cromo.

Passo-a-passo:

1 - Com um alicate, corte um pedaço de 10 cm de arame e dobre a ponta formando um gancho .Faça uma bolinha com a massa natural. Encaixe na ponta do arame.
2 - Envolva com o tule
3 - Prenda o excesso do tule com a linha de carretel para formar o miolo da flor.
4 - Com a tesoura, corte o excesso do tecido. Deixe secar por 24h.
5 - Com o pincel 456/2 e a tinta verde inglês, pinte a superfície do miolo.
6 - Com o palito de dentes, passe cola na base do miolo. Fixe os fios d sisal ao redor . Prenda - os com linha de carretel.
7 - Com tesoura, corte o excesso de sisal.
8- Usando o palito de dentes, passe a cola na superfície do sisal.
9 - Passe o sisal na farinha de mandioca amarela.
10 - Usando o rolo liso, abra a massa de biscuit até obter 2mm de espessura. Com o cortador de gérberas,corte-a .Componha um par de massa cortada para cada montagem de flor.
11 - Utilizando a ponta do buril, abra as bordas das pétalas.
12 - Usando a tesoura,corte as pétalas ao meio no sentido vertical.
13 - Com a tesoura,forme um bico em cada metade da pétala.
14 - Pelo verso,boleie as pétalas com o boleador pequeno.
15 - Pelo direito,boleie o centro da flor.
16 - Com o pincel 456/8,passe na passe na parte de baixo do miolo,passe as flores pelo arame
17 - Usando o rolo liso,abra a massa tingida com verde vessiê .Corte-a com o cortador de pétala mini crisântemo.
18 - Passe a cola na parte de trás da flor e fixe a sépala.
19 - Repita o procedimento para compor outras gérberas com outros tamanhos.
20 - Faça uma bolinha de massa natural e deixe- secar por 24h. Usando o rolo liso, abra um pedaço da massa natural. Com o cortador de gérbera médio, corte-a. Repita os passos de 11 a 14 para o botão
21 - Com o boleador médio, boleie o centro para fechar a flor.
22 - Passe cola na parte central da pétala e fixe a bolinha feita no passo 20
23 - Usando o rolo liso, abra a massa verde vessiê.Corte-a com o cortador de sépala.Envolva-a no botão da flor
24 - Com o excesso da massa. Encape o restante do arame,deixe secar por 24h
25 - Em um recipiente, misture a tinta amarela cádmio claro com o solvente na proporção 1 por 1.Usando o pincel 475/10 e a mistura ,dê suaves pinceladas nas pétalas da flor.Deixe secar por 15 min.
26 - Dilua a tinta alaranjada cromo com o solvente na mesma proporção do passo anterior. Com o pincel 456/2 e a mistura, pinte a região ao redor do miolo . Aguarde a secagem.
27 - Com um alicate, corte o excesso com arame
28 - Produza outra flor no tom de rosa escuro.
29 - Usando o pincel 456/2 e a tinta rosa escuro diluída, pinte o botão concentrando um tom mais forte na parte superior.
30 - Como rolo liso,abra a massa natural até obter 2 mm de espessura.Usando o cortador de folha de margarida,corte-a.Coloque as sobre o frisa dor e aperte com as mão para texturizá-la.
31 - Passe cola branca na superfície da peça e coloque as folhas.
32 - Coloque um pouco de massa fresca na parte de trás da flor e dos botões. Passe a cola e aplique a entre as folhas colocadas anteriormente.Faça dois rolinhos de massa e coloque-os na parte inferior do arranjo,formando um galho.
33 - Com o pincel 456/2 e a tinta verde inglês diluída com solvente na mesma proporção,pinte as folhas.Deixe secar por 15 min.Usando o mesmo pincel e a tinta siena queimada diluída em solvente,pinte os cabos das flores e as pontas das folhas.

Os mais comentados

Widget UsuárioCompulsivo

Dissemine idéias, construa o futuro!

Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar
Dineromail, para enviar y recibir dinero via e-mail
Compare Produtos, Lojas e Preços

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO