Dúvidas? Críticas? Sugestões? Envio de material? lilikaforever@gmail.com

sábado, 2 de maio de 2009

Quarta aula de decoupage básica

Craquelê com cola e secador:

Prepare uma caixa ou outra peça de madeira. Escolha duas cores que façam contraste. Ex: fundo branco e a cor que irá por cima azul marinho ou marrom com amarelo, laranja.  A peça só poderá ficar na posição horizontal. Passe uma mão de cola tenaz ou cascaores diluídas em um pouquinho de água para não ficar grossa demais. Ex Para um copo de cola, uma colher rasa de sobremesa de água, bem pouca mesma. Bom, use um pincel chato para passar a cola de preferência em um único sentido. Colocando mais cola, o craquelado ficará maior e menos cola, menor. Experimente os dois. Bom, depois vem com a outra tinta, em uma única pincelada, coloque a tinta com a mão bem leve. Não retoque. Se ficar alguma falha não tem problemas porque o craquelé é falhado mesmo.Se repassar, ou sobrepor a tinta por cima da cola, não craquela.

Vem depois, com o secador de cabelos bem quente na posição tb horizontal de cima.  Ã medida em que vai secando, vai craquelando e pode ir aproximando o secador da peça para ir mais rápido. No início, não pode porque ele espalha a tinta e estraga. Depende de treino, mas umas duas ou três vezes já da para pegar a manha... Espere secar mais uma ou duas horas e depois de a cera se quiser envelhecer ou dar um tom dourado por ex e depois de seca escove para brilhar. TREINE primeiro em alguma tábua ou papelão grosso.

Obs: Se preferir fazer um craquelê menor, use a cola pura e passe pouca cola e se quizer maior passe muita cola, tem que usar um pincel bem macio para passar a tinta, de fibra natural e quadrado, o efeito será melhor!!!

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Terceira aula de decoupage básica

Em peças de madeira:

Lixar bem a peça e dar um fundo com tinta acrílica. Pode comprar um galão daquelas de loja de material de construção, e usar tingidor para fazer as cores ou já comprar as latas de no máximo um litro de cada vez. De preferência ao rolinho de pintura para não ficar os riscos do pincel. Use o pincel para os cantinhos.

Usar guardanapo para decoupage ou papéis para colar.

Ex: Pode se fazer uma caixa de uma cor lisa, ou usar uma técnica como decapé, craquelé e a tampa fazer com o guardanapo ou papel. Descascar o guardanapo. Ele vem com duas folhas brancas no fundo, se não tirar estraga o trabalho.

Para colar. Usar de preferência o verniz à base de água do tipo (liquibrilho) um que se usa para dar acabamento em parede pintada. Esse verniz é na verdade a termolina. Faz o mesmo papel com a vantagem de ser centenas de vezes mais barato. Passar com pincel nos dois sentidos e vir com o guardanapo. Para ficar sem rugas, coloque por cima, um plástico bem fininho daqueles que se usa no supermercado para colocar verduras. Abra ele e coloque por cima. Passe a mão alisando e retire o plástico. Se tiver alguma ruguinha ou marcas das bordas do guardanapo, vem com um plástico embolado e via alisando bem de leve. Espere secar e de uma mão bem fininha do mesmo verniz a base de água para o acabamento. Se quiser, o guardanapo for menor que a caixa ou o papel, complete com tinta colorida no tom do fundo do guardanapo. Use um pincel de ponta redonda para introduzir a tinta. Espere secar e de uma lixadinha com uma lixa dagua, aquela bem fininha para a pintura entranhar nas bordas do guardanapo. Passe sobre a tinta o mesmo verniz. Na caixa também da o acabamento com o mesmo verniz ou cera.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Segunda aula de decoupage básica

Para colar papel:

Use a mesma forma, porém para ele aderir bem e sem rugas, ficar passando o plástico fino com uma bucha de espuma dentro, por uns 2 a 3 minutos em movimentos circulares.

Para cortar as sobras laterais dos guardanapos ou papel, depois de secos, use lixa 120 no sentido de dentro para fora, e de cima para baixo.

Não correrá o risco de arrancar o papel ou guardanapo.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Primeira aula de decoupage básica

Acabamento com cera:

Fica muito bom para envelhecer as caixas e dar acabamento: Compre uma cera branca em pasta do tipo cera Inglesa da lata azul.  Só serve a em pasta.  Divida em 3 copos daqueles que vem requeijão (é bom para guardar porque tem tampa).  Em uma, misture uma colher de sobremesa rasa de betume. Misture bem, a cera vai ficar bem escura.  Para usar vá passando e tirando devagar sempre no mesmo sentido.  Se ficar muito escura, clareie com mais cera.

No outro copo de cera, coloque 2 vidrinhos de purpurina cobre e no outro, dois de purpurina dourada.

Obs: pode-se fazer cera colorida em todos os tons.  Fica ótimo por exemplo, pintar a caixa com tinta marrom com rolinho, e depois de seca, passar a cera em um único sentido fazendo riscos passando e tirando. Também, vale cobrir a caixa inteira. Depois de seca, lustre bem com uma escova daquelas de lustrar sapatos. Se usar o dourado, a tampa da caixa poderá ter um acabamento, pintada com purpurina, misturada com goma laca purificada ou da transparente. Use uma forminha de empada, coloque mais ou menos uma tampinha do vidro de goma laca como medida, e uma colherinha de purpurina. Se ficar muito grossa ou ela for secando, coloque mais goma laca. Use um pincel chato e pinte em um único sentido a beirada da tampa por fora, e também o contorno da caixa por dentro. Para acabamento dentro das caixas, pode-se usar a mesma cor ou simplesmente usar o liquibrilho para impermeabilizar. Pintar somente o contorno da cor da caixa.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

BAGBROW - Mini álbum de saquinho de pão

Material:

3 saquinhos kraft
Fitas cetim e organza
Papéis acid free decorados
Lisos
vazador ou furador alicate
Cola acid free ou fita dupla face e fita cm espuma (banana)

Passo-a-passo:

Junte os três saquinhos com a abertura para fora, costure no meio na máquina.
Dobre ao meio, faça uma dobra de 2cm (lado esquerdo) e cole todas as dobras de dentro.
Faça três furos e comece a decorar.

domingo, 26 de abril de 2009

Massa de papel 1

Material:

- 01 rolo de papel higiênico (prefira os brancos)
- 03 colheres (sopa) de farinha de trigo (ou mais)
- 03 colheres (sopa) de cola branca
- 01 colher (sopa) de água sanitária ou cloro
- 01 bacia e 01 peneira

Passo-a-passo:

1- Pique o papel higiênico bem miudinho e coloque numa bacia com água.
2- Junte a água sanitária e deixe de molho por 24 horas, para amolecer.
3- Escorra a água com a ajuda de uma peneira mas não esprema o papel.
4- Junte a farinha de trigo aos poucos. Mexa até ficar uma massa lisa e firme. Se a massa ficar quebradiça ou dura, acrescente mais água.
5- Junte a cola e mexa com as mãos até a textura ficar parecida com uma massa de modelar.
6- Modele o que quiser, lembrando sempre que o fundo dos objetos e as bordas não podem ser muito finos para que não quebrem ao secar. Deixe secar na sombra, em cima de um plástico.
7- Depois que o objeto estiver totalmente seco, pinte com guache. Se as bordas estiverem muito irregulares, antes de pintar, use uma lixa fininha para consertá-las. Se fôr um pequeno detalhe, serve lixa de unha.
8- Para pintar as áreas maiores, use um pincel grosso. Para pintar pequenos detalhes, use um pincel fino. Quando a tinta secar, aplique uma camada de cola branca ou verniz sobre o objeto.

Notas:

1- A água sanitária pode ser substituída por 02 colheres (sopa) de vinagre + 01 colher (sopa) de pinho sol. Esses produtos agem como conservante e fungicida, evitando que a massa apodreça ou que atraia bichinhos como a formiga. Pessoas alérgicas aos conservantes e fungicidas podem fazer uma massa somente com papel e água, sem utilizar a cola e a farinha.

2- Pequenos potes de plástico (duro) podem ser usados como molde. O ideal é que sejam rasos e untados com um pouquinho de vaselina cremosa ou óleo de cozinha para que os objetos não fiquem colados ao secar.

3- A massa de papel picado deve ser usada no dia em que fôr feita. Mas, guardada num pote plástico com tampa e colocada na geladeira, conserva-se por algumas semanas.

Os mais comentados

Widget UsuárioCompulsivo
Powered By Blogger

Dissemine idéias, construa o futuro!

Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar
Dineromail, para enviar y recibir dinero via e-mail
Compare Produtos, Lojas e Preços

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO