Dúvidas? Críticas? Sugestões? Envio de material? lilikaforever@gmail.com

sábado, 3 de janeiro de 2009

Decoupage em latas


Para fazer decoupage em latas têm que se arranhar elas primeiro com uma lixa bem grossa. Arranhe em movimentos circulares. Para lata, prepare o fundo com zarcão para não enferrujar e se for de alumínio já de o branco direto primeiro. Depois do zarcão pinte com várias mãos de branco para sumir a cor do zarcão. Umas três mãos de tinta. Use também a tinta de parede acrílica para essa finalidade. Fica a mesma coisa que a tinta para artesanato, mas muito mais em conta. Pode se usar o “primer” para o preparo é como se fosse um zarcão, porém branco!

Depois de preparado o fundo, proceda com a colagem do guardanapo da mesma forma que nas caixas. Passe o plástico por cima, espere secar. Para completar entre com a tinta da mesma forma. Se preferir usar recortes de guardanapo, cole e depois complete, chamuscando a tinta entre as figuras.

Use o tom que combinar mais com o guardanapo. Depois passe o verniz acrílico deixe secar e vem com duas mãos de verniz marítimo (pode ser o semi fosco ou o fosco) o brilhante fica muito exagerado o brilho. Proceda da mesma forma com as tampas das latas ou pinte-as da cor que predomina a lata.

DICA: Quando compro galão de tinta, principalmente a branca e beije que compro prontas que são as que mais usamos, eu esvazio a lata NA HORA, que abro, coloco a tinta em vidros e lavo a lata imediatamente. Ela fica limpinha por dentro porque não dá tempo da tinta secar e grudar nela. Faço decoupage nelas: Latas com guardanapo de café, para guardar o café, motivos de chocolate para guarda tody ou Nescau, motivos de cozinha para farinhas e biscoitos. Só usar a imaginação. Fica lindo para cozinhas de fazenda ou casa de campo. Olhem no álbum de fotos ou na “arte manhas”.

Recorte as sobras de guardanapos de frutinhas par fazer as latas para colocar comida de passarinho, alpiste, ração, etc.

Dicas importantes:
  • Quando faltar o guardanapo, ou seja, ele ficar menor que a caixa, preencha com uma tinta próxima da cor. Para preencher, antes passe o verniz à base de água espere secar e lixe com uma lixa bem fininha as bordas do guardanapo par ele “entrar” na madeira. Depois vem com um pincel redondo. Tem uns bons pequenos redondinhos arrepiados! Eles são ótimos para introduzir a tinta. Vá chamuscando em volta e dê uma entradinha no guardanapo para “misturar com o contorno e vai parecer pintura mesmo. Depois de seco, passe uma mão de verniz a prova de água ou termolina. 
  • Use para fazer acabamentos contornados caixas ou beiradas de tampas de caixa. Goma laca com purpurina dourada. Misture aos poucos porque a goma laca seca rápido. Use sempre pincel quadrado para não escorrer!
  • Para seus pincéis durarem mais, lave-os com um detergente e uma vez por semana coloque para ferver em água com confort ou condicionador de cabelo. Deixe de molho de um dia para o outro e seque-os.
  • Pincel que usou para goma laca ou verniz geral ou verniz para navio, limpe com tiner e secar.
  • Nunca use pincel molhado para passar o verniz, pois ele cria uma crosta branca.
  • Para a decoupage em pratos, se o guardanapo ficar transparente, depois da primeira mão do verniz marítimo, pinte o fundo com mistura de goma laca com purpurina dourada ou prata e depois de mais duas mãos de verniz.

4 Comentários:

Anônimo disse...

Olá,
origada pelas dicas da decoupage em lata,vou faze sim...só não achei as fotos p/ver as idéias,onde estão?se puder me responda:betania_r2004@yahoo.com.br
obrigada.
Betânia

Lilika Forever disse...

Olá Betânia eu já respondi ao e-mail, recebeu ???

Vanda disse...

Olá, também adorei as dicas de decoupagem em latas, mas tabém não consegui ver nenhum material pronto, onde estão as fotos?

Lilika Forever disse...

Ai está a foto, pois tem muita coisa que faço e esqueço de tirar fotos...
Bjs e espero que goste.

Lilika Forever

Postar um comentário

Regras para comentar!
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Não faça propaganda de outros blogs ou sites;
- O espaço dos comentários NÃO é lugar para pedir parceria;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos.
Siga as regras e deixe um comentário, dividindo conhecimento!

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões da autora do blog.

Os mais comentados

Widget UsuárioCompulsivo
Powered By Blogger

Dissemine idéias, construa o futuro!

Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar
Dineromail, para enviar y recibir dinero via e-mail
Compare Produtos, Lojas e Preços

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO