Dúvidas? Críticas? Sugestões? Envio de material? lilikaforever@gmail.com

sábado, 3 de janeiro de 2009

Decape-rústico ou decapé de demolição

Prepare a peça lixando e dando um fundo branco. Escolha duas cores contrastantes. Aconselho fazer da primeira vez uma caixa nas cores, marrom e beije. Pinte a caixa toda com rolinho. Primeiro com a tinta marrom. 

Deixe secar e pegue um pano (corte pedaços de tecido velho, camiseta ou pano de chão) use para passar cera em pasta. Só serve em pasta. Eu uso a Inglesa, a da lata azul. Passe nas beiradas da caixa, no contorno, mais ou menos uns dois centímetros da borda. Passe também em alguns lugares no centro e ou lateral da caixa. Tem que passar bem, uma quantidade generosa da cera para na hora de descascar a tinta que vai por cima sair fácil. Das primeiras vezes, passe na caixa inteira até aprender.

Entre agora com a tinta beije. Passe com o rolinho uma camada e deixe secar. Dê uma segunda mão ou até terceira para o fundo marrom desaparecer por completo. Atenção! Nos lugares que tem a cera, a textura vai ficar um pouco diferente. Espere secar. Com um caco de vidro, mais grosso. Eu pedi na vidraçaria para cortar uns bem grossos. Eles nem cobraram, pois era retalho mais ou menos 6 x 6 , 7x 8 um tamanho fácil de pegar. Com esse caco de vidro, raspe a tinta nos locais aonde colocou a cera. Passou-se na caixa toda, escolha alguns lugares para raspar. Eu prefiro nas beiradas para dar a impressão que descascou com o tempo. O marrom vai aparecendo por baixo. Esses descascados não ficam uniformes. Pode descascar nos dois sentidos. Terminado essa parte, passe cera inglesa misturada com betume. Para não ficar muito escuro o envelhecimento, coloque na cera pouco de betume. Em um copo de cera, uma colher de sobremesa rasinha de betume (misture bem) vá passando e tirando ao mesmo tempo. Deixe uns lugares manchados. 

Espere secar e de brilho com escova de engraxar sapatos. A tampa da caixa pode se feita da mesma maneira e acrescentar antes de encerar, uma técnica que enfeita a caixa e fica lindo.

2 Comentários:

Anônimo disse...

Já fiz trabalho de recuperação com janelas antigas, só lixando e deixando bem natural, depois colcando espelho no lugar do vidro, para servir de pendurador de bijuterias ou pendurador de guarda-chuvas. bj

Lilika Forever disse...

Nossa amigo esse trabalho deve ter ficado maravilhoso, vc tem foto dele para eu ver ???

Abraços e tudo de bom...

Postar um comentário

Regras para comentar!
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Não faça propaganda de outros blogs ou sites;
- O espaço dos comentários NÃO é lugar para pedir parceria;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos.
Siga as regras e deixe um comentário, dividindo conhecimento!

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões da autora do blog.

Os mais comentados

Widget UsuárioCompulsivo
Powered By Blogger

Dissemine idéias, construa o futuro!

Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar
Dineromail, para enviar y recibir dinero via e-mail
Compare Produtos, Lojas e Preços

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO