Dúvidas? Críticas? Sugestões? Envio de material? lilikaforever@gmail.com

sábado, 3 de janeiro de 2009

Decoupage em alto relevo

Essa fica muito boa para fazer em caixas de bijuteria, maquiagem, caixas para banheiros.
Preparar a caixa, lixar, passar o fundo branco. Pintura por dentro opcional. Prefiro fazer acabamento com verniz acrílico e fazer só o contorno da caixa com tinta da mesma que pintar de fora.
Obs: Se a caixa for ficar em lugar úmido assim como qualquer peça para área externa, cozinha ou banheiro, passar por baixo (fundo) dois mãos de verniz marítimo, transparente. Uso para passar nas casinhas de passarinho também.
    
A Massa para uma caixa média tamanho 20 x 30 ou 25x 35 mais ou menos:     
  • Colocar em uma vasilha plástica (uso os potes vazios de sorvete) umas 20 folhas de fundo de guardanapo (Guarde a parte que vc tira descascando os guardanapos para isso ou use papel higiênico picado. Pique tudo e misture seis colheres de sopa de cola cascorez ou tenaz (cola branca) e três colheres de sopa de massa acrílica de parede. Misture bem até ficar uma massa homogênea, mas que não fique tão mole que escorra. Se ficar aumente a quantidade de papel.   
  • Coloque sobre a caixa com o auxilio de uma colher e vá moldando uns lados mais altos outros mais baixos ondulando. Não deixe “furos” ou entrada fundas para o guardanapo não ficar em falso e com ar por baixo. Espere secar. Se tiver sol, em 2 horas mais ou menos seca, se for dia úmido tem que esperar de um dia para o outro. Depois de seca, observe se não ficou “colorido” com alguma mancha do fundo do guardanapo. Se ficar, passe uma mão de tinta branca e espere secar. (use o secador de cabelo).
 Escolha o guardanapo e use para pintar a caixa, uma cor predominante no guardanapo. Como a tampa da caixa vai fixar muito trabalhada, não use nenhuma outra técnica para pintar a parte de baixo da caixa, pois fica muita informação. Passe duas mãos de tinta de preferência com rolinho para não escorrer tinta. E economiza também. Espere secar lixe com uma lixa dagua bem fininha e faça o acabamento com o verniz acrílico (tipo liquibrilho).
    
Cole o guardanapo com esse mesmo verniz. Preencha todas as entranhas do relevo. Com o auxilio de um saquinho plástico embolado ou com uma bucha dentro, vá apertando de leve para o guardanapo ir entrando nos “movimentos” da massa. Espere secar, de duas mãos de verniz o mesmo se preferir que fique fosco, ou semi fosco, se preferir brilhante, passe uma mão deste mesmo a base de água e depois de seco passe uma mão de verniz geral ou o coralar transparente que faz o mesmo efeito e fica muito barato. Espere secar de um dia para o outro. 
Obs: Para tirar as sobras do guardanapo, depois de seco, antes do verniz, lixe de dentro para fora de cima para baixo para não rasgar.

8 Comentários:

O bEM viVER disse...

Nossa, amiga!

Parabéns! Tudo muito explicado. Vou precisar muito de seu blog, porque vamos trabalhar com os pais na escola em que atuo.

Abraço,

Lena

Lilika Forever disse...

Lena,

Fique a vontade, pois esse blog foi feito justamente para facilitar nossas vidas e claro sempre estarei colocando receitas novas, com isso você poderá trabalhar bastante com os pais na escola.

Abraços!

Lilika Forever

Anônimo disse...

Lilika, estou procurando a meses essa tecnica, nem acredito que Graçasa Deus e a você eu consegui achar.
Puxa que Deus a abençoe e prospere sempre no seu trabalho.
Estou sem palavras, sério estou até emocionada.
Obrigada
Sônia

Lilika Forever disse...

Olá Sonia, fico feliz que tenha gostado da receita e volte outras vezes para pegar outras receitas.

Abraços e tudo de bom!

Anônimo disse...

Lilika.
Estou usando o artesanato para me recuperar de uma angioplastia grave e contra a depressão e vc não imagina como o seu blog me ajuda! Hoje fiz decoupage em pratos de vidro, fiz dois pratos em uma hora! É uma terapia. Sempre quis fazer uma caixa para o meu neto em alto relevo e não imaginava como fosse, agora com o seu passo-a-passo tenho certeza que vou conseguir. Por favor nunca "saia do ar"! Se, um dia, vc quiser ver as coisinhas que já consigo fazer, te envio as fotos, porque antes de dar para a minha filha, mãe ou neto sempre tiro fotos!
Um grande beijo e fique com Deus!

Iria Bastos
Cabo Frio/RJ

Lilika Forever disse...

Olá Iria, estou muito feliz de saber que você está fazendo artesanato e usando algumas dicas do meu blog, me desculpe não ter respondido antes, pois estive ou melhor estou passando por uns problemas de saúde que acabo ficando longe de tudo praticamente, mais saiba que estou muito contente por saber que você está se recuperando da sua angioplastia e amiga bola pra frente depressão "NÃO PODE!".
O dia que você quiser me enviar suas imagens vou ficar muito feliz em receber e claro vou fazer um post no meu blog com as fotos do seu artesanato, isso é se você permitir.

Beijos e qualquer coisa estou ai...

Lilika Forever - RJ

E-mail lilikaforever@gmail.com

Luciana disse...

Lilika, fiquei apaixonada pelo passo a passo do alto relevo.
Eu amo artesanato.
Luciana Gaby

Lilika Forever disse...

Luciana, fico muito feliz por saber que você é apaixonada por alto relevo... eu também acho lindo...
Só queria ter mais tempo para fazer mais coisas.
Bjs

Lilika Forever

Postar um comentário

Regras para comentar!
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Não faça propaganda de outros blogs ou sites;
- O espaço dos comentários NÃO é lugar para pedir parceria;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos.
Siga as regras e deixe um comentário, dividindo conhecimento!

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões da autora do blog.

Os mais comentados

Widget UsuárioCompulsivo
Powered By Blogger

Dissemine idéias, construa o futuro!

Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar
Dineromail, para enviar y recibir dinero via e-mail
Compare Produtos, Lojas e Preços

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO