Dúvidas? Críticas? Sugestões? Envio de material? lilikaforever@gmail.com

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Pintura em madeira: craquelê e decoupage

 
A pintura sempre foi a grande paixão da peruana Raquel Rojas de Yamassaki. Mas foi há três anos, quando veio do Japão para morar em Registro, no Vale do Ribeira – região sul de São Paulo – que Raquel resolveu aprimorar o seu dom. Em 2003, ela fez cursos de estamparia country em madeira e agora, além de comercializar suas peças, também ensina a técnica em sua casa.
Nesta edição, Raquel revela o passo a passo de duas técnicas: découpage, a arte de revestir com gravuras, e craquelê, que confere um estilo mais barroco às peças de madeira. As técnicas podem ser utilizadas inclusive em móveis de madeira. Aqui, Raquel ensina a fazer uma caixinha que pode servir de porta-jóias.
Materiais:

• Caixinha de madeira lixada com tampa
• Tinta látex nas cores laranja, vermelha, branca e pérola
• Verniz craquelê
• Termolina leitosa
• Verniz fosco
• Pincel de cerda reta
• Pincel chanfrado
• Guardanapo estampado com flores
Passo-a-passo:
 
1- O primeiro passo é pintar a parte externa da caixa e da tampa com tinta látex branca. Depois de estarem bem secas, as peças devem receber outra camada de tinta branca. A parte interna deve ser pintada com uma mão de tinta cor pérola.
2- Após esperar secar novamente a caixa, você vai passar duas mãos de tinta laranja na parte externa. Já a tampa receberá duas camadas de vermelho.
 
3- Agora você vai passar uma camada generosa de verniz craquelê somente na tampa, sobre a tinta vermelha já seca. O verniz demora de 40 minutos a 1 hora para secar. Você pode diminuir esse tempo com a ajuda de um secador.
4- Para dar o efeito de rachaduras na tampa – o efeito craquelê –, basta passar uma camada de tinta laranja sobre o verniz. As pinceladas devem ser em forma de “X”, para que o efeito seja uniforme. Assim que a tinta laranja for secando, o efeito craquelê começará a surgir.
 
5- Enquanto a tinta laranja seca, recorte as figuras de flores do guardanapo, com cuidado. Note que o guardanapo possui três camadas bem finas de papel. Você irá retirar as duas camadas de baixo e usar apenas a camada estampada.
6- Agora começa o découpage. Pegue a figura recortada e coloque-a sobre a tampa. Para “colar” a figura na caixa, você irá passar a termolina leitosa com o pincel, com movimentos partindo do centro do desenho para fora. Passe a termolina com muito cuidado, para não rasgar a figura. O mesmo pode ser feito nas bordas da caixa, usando outras figuras.
 
7- Para fazer o efeito sombreado ao redor da figura (flor), você vai usar um pincel chanfrado. Misture um pouquinho de tinta vermelha e laranja com algumas gotas de água. O pincel também deve estar levemente molhado (com água). Com a ponta maior, molhe o pincel na tinta e passe-o ao redor da figura.
8- Por último, passe uma camada de verniz fosco sobre toda a caixa e a tampa, inclusive nas partes internas. Deixe secar e pronto, sua caixa já pode ser utilizada para guardar jóias.

5 Comentários:

Tina Suares disse...

Olá, sou Tina, eu também trabalho com essas caixinhas maravilhosas.Andei fuçando seus trabalhos e achei lindos,dê uma espiadinha em meu blog para podermos trocar ideias. Beijos, aguardo!

Lilika Forever disse...

Olá amiga, fico muito feliz em saber e claro que podemos trocar dicas...
Vai ser o máximo.
Beijos

Lilika Forever

Anônimo disse...

Amei este negocio de craquele,,, eu so pintava normal e fazia a decoupage,vou correndo comprar mais caixinhas e treinar...abraços

Lilika Forever disse...

Faça isso, pois vale a pena.
Bjs
Lilika Forever

Anônimo disse...

nossa estava com uma duvida imensa entrei em varios videos e so as suas dicas resolveram, minha duvida era se o verniz seria aplicado em forma de x ou era a tinta que colocava por cima. agora eu sei graças a vc muito obrigada viu, seu trabalho é maravilhoso.

Postar um comentário

Regras para comentar!
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Não faça propaganda de outros blogs ou sites;
- O espaço dos comentários NÃO é lugar para pedir parceria;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos.
Siga as regras e deixe um comentário, dividindo conhecimento!

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões da autora do blog.

Os mais comentados

Widget UsuárioCompulsivo
Powered By Blogger

Dissemine idéias, construa o futuro!

Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar
Dineromail, para enviar y recibir dinero via e-mail
Compare Produtos, Lojas e Preços

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO