Dúvidas? Críticas? Sugestões? Envio de material? lilikaforever@gmail.com

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Receita de cola e papel!

Ingredientes

Para a "cola":

- 1 litro de água
- 3 colheres de sopa de farinha
- 1 colher de sopa de vinagre (só para a cola não estragar logo)
- panela e colher

Papel:

- jornal
- revista

Acabamento:

- tinta das cores que preferir (verde, vermelha, rosa, amarela..)
- gesso acrílico ou tinta branca (plástica, guache, acrílica)
- palito de churrasco
- fita crepe
- tesoura
- verniz

Modo de preparar:

Primeiro você vai fazer a ‘cola’. Misture a farinha e o vinagre com a água em uma panela. Esquente tudo isso em fogo médio mexendo bastante até a engrossar. Demora aproximadamente 20 minutos até o ponto. A mistura vai ficando grossa como um mingau de maisena e é fácil dar o ponto. É igual o ponto do brigadeiro, quando você passa a colher no fundo da panela a mistura desgruda formando um risco. No vídeo dá para ver direitinho como fica a mistura quando está no ponto.

Depois...

Picote bastante jornal e revista antes de começar. Picote com as mãos, pois o interessante é deixar aquelas fibras de papel recortado bem indefinidas. Elas é que vão deixar a sua arte final sem cara de papel. Quando mal recortado, as fibras do papel ficam para fora e não deixam na sua arte riscos evidentes de papel sobreposto. Conselho 2: Quando mais detalhe tem o objeto, mais finas devem ser as tiras de papel.

Não é obrigatório trabalhar com jornal e revista, mas como seu trabalho necessita de no mínimo 6 camadas para ficar resistente, é mais fácil trabalhar com 2 tipos de material. Para cada camada um material diferente, dando a você melhor visualização das partes que foram ou não cobertas e recobertas por 6 vezes.

DANDO FORMA

Para fazer a rosa você vai primeiro dobrar uma folha de jornal já no formato da flor, para depois cobri-la com o papel e a cola de farinha.
- dobre, na horizontal, meia folha de jornal um pouco antes do meio. Dobre de novo a parte dupla da folha ao meio. O resultado destas dobras será uma tira de papel dobrado (quatro camadas) e um pedaço com apenas uma camada.
- enrole a tira em volta dos dedos, deixando a parte da folha que não foi incluída na dobra para baixo. Vai ficar um rolinho de papel, mas com os espaços onde você colocou o dedo. A parte do papel que está para baixo será dobrada para dentro do rolinho, dando sustentação.
- Abra os espaços com os dedos e vá moldando apertando e dobrando o jornal.
- Fixe a forma da rosa com a fita crepe. A fita é boa para engrossar e definir as pétalas.
- depois vá molhando as tiras de papel na cola e colocando cuidadosamente sobre a base de jornal e fita crepe
- coloque seis camadas, ou até você sentir que ela está bem firme. Quatro camadas é o mínimo.

ACABAMENTO

- depois que secar, passe duas ou mais mãos de tinta branca ou gesso acrílico sobre a rosa. Isso vai fazer com que não apareça o jornal quando você pintar e ainda ajuda a tampar buraquinhos ou imperfeições do papel.
- secando, é só pintar da cor que você quiser
- importante: passar verniz para durar mais
- faça umas folhinhas de capa de revista (por que o papel é mais grosso) pintadas de verde
- aplique a rosa no local que escolheu ou espete um palito de churrasco pintado de verde e coloque-as em um vasinho.

OUTRAS FORMAS:

Para fazer um vaso
Escolha um vaso da sua casa que você queira fazer igual. Passe óleo de cozinha no vaso (isso irá impedir que o papel machê grude no vaso para sempre). Comece a "embrulhar" o vaso com jornal molhado na cola: 6 camadas. Deixe secar. Isso deve demorar uns 2 dias dependendo da umidade. Não ponha no sol para antecipar o processo, pois isso pode causar rachaduras.

Passe um estilete na camada grossa de papel de forma que consiga soltar o papel marchê do vaso.Com isso, sua arte estará aparentemente destruída. Mas é só colar com uma fita crepe por dentro e por fora do vaso de papel marchê. Para finalizar, passe mais uma camada de jornal ou de revista com a tal da cola e... Está pronto! Depois é só pintar: primeiro passe guache branco, pinte do jeito que quiser!

A mesma técnica usada para fazer joaninhas de parede
Corte um papelão oval com uma pequena saliência para a cabeça. Ele é a base da joaninha, a parte que será fixada e sustentará a escultura. Em cima deste papelão, amasse um montinho de jornal que será o corpo da joaninha. A quantidade de papel vai depender da sua intenção com a joana, quanto mais papel mais gorducha... Prenda esse jornal ao papelão com fita crepe. Passe fita para encobrir toda a escultura, ela te ajudará a dar forma ao objeto. Por ex: na hora de fazer a cabeça, você pode botar mais pressão na fita para deixá-la mais perfeita e contida. Depois é só colocar as seis camadas de tiras com cola e dar o acabamento desejado.

2 Comentários:

Anônimo disse...

Adorei o blog... to seguindo, beijão!

Lilika Forever disse...

Obrigaduuu e já estou seguindo o seu blog também.
Beijos!

Postar um comentário

Regras para comentar!
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Não faça propaganda de outros blogs ou sites;
- O espaço dos comentários NÃO é lugar para pedir parceria;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos.
Siga as regras e deixe um comentário, dividindo conhecimento!

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões da autora do blog.

Os mais comentados

Widget UsuárioCompulsivo
Powered By Blogger

Dissemine idéias, construa o futuro!

Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar
Dineromail, para enviar y recibir dinero via e-mail
Compare Produtos, Lojas e Preços

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO