Dúvidas? Críticas? Sugestões? Envio de material? lilikaforever@gmail.com

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Decapé com escova de aço


Esta técnica é fácil e faz um efeito lindo.

Prepare a peça de madeira com o fundo branco. Lixe para retirar o excesso de tinta. Escolha pelo menos três cores. O ideal é fazer com cores que fazem contraste. 

Ex: Azul Marinho beije e vinho, ou verde escuro, beije e turquesa. Vamos usar também além das cores, goma laca com purpurina ouro rico.

Passe a primeira camada de um tom mais escuro ex: o vinho. Espere secar e passar com o rolinho de espuma fica mais bonito e econômico, passe em seguida uma mão de cera branca em pasta e espere secar por uns 15 minutos, passe uma mão de tinta beije, espere secar e passar outra mão de cera espere mais 10 a 15 minutos. Passe a ultima cor: O azul marinho e depois a cera. Espere um pouco mais. Maio ou menos 20 minutos. Faça uma mistura de goma laca com purpurina ouro rico que é a que fica mais próximo da folha de ouro. Passe sobre a ultima camada de cera e deixe secar.

Para descascar, pegue uma escova de aço. Esta escova parece uma escova de cabelo, comprida com as cerdas bem juntas e finas. Compra em loja de tintas ou material de construção.  Comece a escovar como se estivesse dando brilho a um sapato. Vai e volta várias vezes. As cores começarão a aparecer. Faça com que apareçam as 3 cores por baixo do dourado.

Logo vc vai ter um efeito de uma pátina em policromia. Ao arranhados, devem ser só em um sentido. E cuidado para não fazer curvas com a escova. Obtido o efeito, termine escovando com uma escova para sapatos. Quando faço a caixa com exata técnica, eu costumo fazer a beirada da tampa também se for mais larga ou dou um acabamento com goma laca com purpurina. Na tampa faço a decoupage normal com guardanapo ou papel.

4 Comentários:

Reciclando Ideias disse...

Oi Lilika Decapé realmente dá um efeito lindo, fiz mais um artesanato passa no meu blog e vê o que acha...beijoss

Lilika Forever disse...

Olá adoro sua arte amiga, beijos e tudo de bom...

Luiza disse...

Lilika, seu blog foi um achado. Tenho alguns moveis antigos que herdei da minha mae, tia...
Nunca tive coragem de me desfazer. Ja' vi DKp, patina, etc, mas nunca ousei tentar nada. Estou de casa nova, um espaco vago no quintal que me encoraja a, pelo menos, tentar dar uma cara nova pra eles. Se eu te enviar alguma foto desses moveis, nao sao muitos, voce poderia me dar uma sujestao sobre o que ficaria melhor neles?
Sera' o meu primeiro trabalho em madeira e gostaria de fazer bonito, de receber elogio da minha mae, pessoa que me deu a penteadeira e comoda, e da minha tia que me deu o console, a cama e o criado-mudo. Seria como uma homenagem minha para elas. Gostaria da sua opiniao, dica,conselho..
Parabens pelo blog e pela generosidade em dividir o seu conhecimento com outras pessoas.
Abraco!
Luiza

Lilika Forever disse...

Nossa Luzia, todo o trabalho feito de artesanato sempre fica muito lindo e aposto que o seu ficará lindo também, quando você tiver oportunidade me envia as fotos sim para eu dar uma olhada e claro te dar algumas idéias do que fazer.
Estou aguardando o e-mail com as fotos.

E-mail: lilikaforever@gmail.com

Bjs

Lilika Forever

Postar um comentário

Regras para comentar!
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Não faça propaganda de outros blogs ou sites;
- O espaço dos comentários NÃO é lugar para pedir parceria;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos.
Siga as regras e deixe um comentário, dividindo conhecimento!

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões da autora do blog.

Os mais comentados

Widget UsuárioCompulsivo
Powered By Blogger

Dissemine idéias, construa o futuro!

Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar
Dineromail, para enviar y recibir dinero via e-mail
Compare Produtos, Lojas e Preços

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO