Dúvidas? Críticas? Sugestões? Envio de material? lilikaforever@gmail.com

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Pátina para pintura em móveis e caixas

Pode ser usada em qualquer móvel.
Lixe bem a peça a ser patinada.
De o fundo branco com a tinta acrílica (de parede) Use rolinho, pois anda mais rápido e economiza  tinta demais. Deixe secar.  Passe a segunda mão de tinta branca e de uma lixadinha superficial com lixa fina para tirar algum escorrido ou excesso. Escolha uma ou duas cores a ser usadas. Antes, porém, se quiser, escolha um guardanapo para aplicar.

Por ex: Pinte um armário de grande estilo colonial mineiro usando esta técnica e com o fundo branco, faça a decoupage com flores tipo umas orquídeas recortadas em tons de azul. Aplique nas almofadas das portas. Depois de aplicar, passe uma mão fininha de verniz acrílico só sobre as flores. Antes, de umas pinceladas sobre as folhas e incluir umas folhas a mais para parecer que foi pintado, pois mistura o guardanapo com a tinta. Bom, no contorno das almofadas das portas, nas beirais e no pé do armário, tendo alguns frisos parecendo moldura, pode ser usado azul colonial para pintar. Depois, com a pátina, usar o mesmo pincel para picotar e ficar com irregularidades para facilitar a pátina.

Existem pincéis próprios para fazer pátina, trinchas já picotadas.

Colocar a tinta em um parto raso e fui batendo a ponta do pincel de leve na tinta e ainda dando uma batida  em um jornal para tirar o excesso de tinta.
Da umas batidinhas. Procurando seguir uma única direção, comece a pátina escorregando a mão bem leve, formando listras.
Vá passando a tinta à medida em que esta for acabando molha de novo o pincel.
Tente não sair da linha reta pois a patina com curvas fica defeituosa.
Não se preocupe se ficar alguns lugares com mais tinta.
Depois de pronto, a gente tira com a lixa, raspando de leve na mesma direção que pintamos.
Se usar por ex mais de uma cor para fazer a pátina, espere secar a primeira cor para fazer a segunda.
No caso da pátina, é diferente do decapé em policromia.
No decapé por ser mais rústico pode-se usar cores fortes e contrastantes, mas na pátina que é estilo mais francesa, delicada deve-se usar tons sobre tons. exemplo: azul marinho com azul turquesa, verde escuro com verde água, vinho com rosa,que fica lindo com decoupage em rosas cor de rosa.
Bom, seco então a primeira pátina, passe para a segunda por cima. Vão aparecer as duas cores, pois são riscos finos.
Espere secar, de preferência de um dia para o outro.
Encere com cera em pasta com betume.
Passe a cera no mesmo sentido da pintura para não manchar, va puxando a cera ou seja espalhando no sentido da pintura para sair aonde ficou muito forte.
Cuidado para não exagerar no betume e escurecer demais tornando a peça pesada.
Misture a cera e teste em um cantinho do móvel ou em um pedaço de madeira pintada com a pátina.
Espere secar a cera e lustre com escova de sapatos e depois uma flanela.

Opção: Pode-se ainda entrar com um pouco de dourado aplicando purpurina com goma laca ao redor das almofadas do armário, gavetas, pintar todo o puxador da gaveta, contornar alguma moldura ou saliência.
Misture a goma laca com a purpurina aos poucos porque ela seca rápido e endurece.
A purpurina ouro velho fica muito bonita para esse tipo de pintura.

SUGESTÃO: Pinte um banco de madeira antigo para uma varanda em branco, depois o beije e fiz pátina em dois tons de verde. Antes faça decoupage com galhos de heras,recordadas bem direitinho subindo pelas pernas do banco, passando pelo encosto do mesmo e uns galhos também aplicados no acento. Depois não encere porque poderá pegar água na varanda. Passar um pouco de hidro betume diluído em água, passar com um pincel, mas não em cima das Heras. Envelheceu a pátina e preservou a decoupage. Depois que secou, aplique verniz acrílico em todo o banco.

4 Comentários:

Anônimo disse...

Estou agradecendo voce por ter me ajudado postando o assunto sobre patina. Sou pintora de fino acabamento em oleo interior e exterior trabalhei seis anos nos EUA, e quando cheguei decidi aprender essa maravilhosa tecnica de pintura. Muito obrigado pela oportunidade .

Tamara Telles

Lilika Forever disse...

Tamara, fico feliz que tenha gostado e no futuro teremos algumas novidades querendo aparecer vai ser bem vinda sempre!
Abraços e boa sorte!

Lilika Forever

Anônimo disse...

Gostaria de aprender a fazer caixas em MDF com adesivos de pascoa, e se pudesse me passar passo a passo e os materias agradeço.Tania

Lilika Forever disse...

Olá Tania, desculpe só resonder agora...
No momento estou sem tempo de fazer uma caixa para páscoa mais achei uns links que pode está te ajudando assim eu espero.
Abraços!

http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://4.bp.blogspot.com/_-_yiE5jTq74/Sg8ThhmATTI/AAAAAAAAAC0/DwL6kyEIT_M/s400/P%C3%A1scoa%2B014%2Bc%C3%B3pia.jpg&imgrefurl=http://claudinha-feitoamo.blogspot.com/2009/05/caixas-em-mdf.html&usg=__qcIPjw9Gl1kuPXCxAlo-DumHWSM=&h=300&w=400&sz=19&hl=pt-BR&start=3&um=1&itbs=1&tbnid=l4WegEgK4H6gcM:&tbnh=93&tbnw=124&prev=/images%3Fq%3Dcaixas%2Bem%2BMDF%2Bde%2Bpascoa%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26hs%3DaVZ%26sa%3DN%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26tbs%3Disch:1

http://www.elo7.com.br/productProfile.do?webCode=3E721&sortBy=&pageNum=&albumWebCode=1AB8C&productIndex=4

http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://images03.olx.com.br/ui/2/66/63/21126363_1.jpg&imgrefurl=http://cidadesaopaulo.olx.com.br/lembrancinha-de-aniversario-pascoa-iid-21126363&usg=__k6z7Mc2W09NUAgNcPPJ2Z-XgZuM=&h=609&w=480&sz=25&hl=pt-BR&start=27&um=1&itbs=1&tbnid=GSqBk62NX49ruM:&tbnh=136&tbnw=107&prev=/images%3Fq%3Dcaixas%2Bem%2BMDF%2Bde%2Bpascoa%26start%3D20%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26hs%3DMBu%26sa%3DN%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26ndsp%3D20%26tbs%3Disch:1

Postar um comentário

Regras para comentar!
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Não faça propaganda de outros blogs ou sites;
- O espaço dos comentários NÃO é lugar para pedir parceria;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos.
Siga as regras e deixe um comentário, dividindo conhecimento!

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões da autora do blog.

Os mais comentados

Widget UsuárioCompulsivo
Powered By Blogger

Dissemine idéias, construa o futuro!

Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar
Dineromail, para enviar y recibir dinero via e-mail
Compare Produtos, Lojas e Preços

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO