Técnica do falso couro
Esta técnica tem que ter a mão leve e aconselho treinar antes em um pedaço de madeira ou papelão.
1- Pegue a caixa já lixada.
2- Passe direto, (não precisa dar fundo branco) tinta laranja. Pode ser uma laranja mais forte ou um mais escuro (pouco) pode pingar uma gotinha de marrom para quebrar se a laranja for muito cenoura.
3- Passe com o rolinho duas mãos e cada uma em um sentido par cobrir bem a peça. Se escorrer, lixe logo que secar.
4- Agora a parte mais cuidadosa: pegue uma tinta marrom café, coloque um pouco em uma vasilha e deixe ao lado uma vasilha com água.
5- Arrume pedaços de tecido o ideal são fraldas de pano ou bandagem de hospital, aquelas que se usa para enfaixar, pode comprar em farmácia ou mesmo pano de chão de algodão dos mais finos.
O tecido tem que ser de puro algodão. Corte pedaços do tamanho de um guardanapo pequeno. Para começar, molhe o tecido na água, aperte nas mãos para tirar o excesso de água. Molhe na tinta e com cuidado comece a bater sobre a pintura laranja. Essa batidinha tem que ser retas. Ou seja, de cima para baixo e nunca deixar o pano com a tinta escorregar para os lados. À medida que se vai batendo umas partes ficam mais escuras e outras mais claras.
Quando se coloca a primeira batida de tinta, tende a ficar muito grossa, ai vai batendo por cima com o paninho molhado com água para diluir um pouco. Vão batendo por cima de toda a superfície deixando “manchas”, umas mais claras outras mais escuras, o fundo laranja deve aparecer, mas sob uma camada ralinha do marrom com mais água. E outras manchas mais escuras. (olhar na foto) baú em falso couro. Sempre se tem o recurso de tirar o excesso de tinta com o paninho molhado SEMPRE BATENDO. TREINE PRIMEIRO.
Deixe secar e passe uma primeira mão de verniz acrílico e espere secar. Com um pincel bem fininho, pesponte a peça como se estivesse “costurando” o couro use tinta beije clara quase branca. Contorne a tampa por cima, faça cantos, laterais ao seu gosto, mas não exagere. Fica como se tivesse costurado o couro sobre a peça.
Por último passe uma segunda mão de verniz acrílico em pinceladas bem rápidas e pouco verniz no pincel, pois antes de pespontar já passamos uma mão! Essa técnica fica muito bonita para fazer peças para escritório como: Lixeira, porta lápis, cachepô para vaso, porta documentos, porta cartas, caixinhas para guardar cartões enfim, uma infinidade de coisas que ficam bonitas e discretas.
5 Comentários:
faltou a foto do trabalho.. deve ser interessante, vou indicar para minha muié... um abraço
Obrigada Mauricio!
Apliquei esta técnica em uma caixa porta DVDs.
Ficou linda!
Amigo anônimo fico feliz que tenha gostado.
Bjs!
Olá
Apliquei essa tecnica em um porta vinho, ficou muito lindo!
Postar um comentário
Regras para comentar!
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Não faça propaganda de outros blogs ou sites;
- O espaço dos comentários NÃO é lugar para pedir parceria;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos.
Siga as regras e deixe um comentário, dividindo conhecimento!
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões da autora do blog.